fb-embed

Gestão de pessoas

2 min de leitura

Conheça as 125 melhores empresas para se trabalhar da América Latina

Levantamento do Great Place to Work está dividido entre multinacionais, grandes empresas e PME e avaliou mais de 2 milhões de experiências de colaboradores no continente

Maria Clara Lopes

04 de Agosto

Compartilhar:
Artigo Conheça as 125 melhores empresas para se trabalhar da América Latina

DHL Express, Interbank e Seguros Universales são, respectivamente, as melhores organizações quando se fala em multinacional, grande empresa e PME para se trabalhar em 2021, de acordo com o estudo As Melhores Empresas para se Trabalhar na América Latina 2021, realizado pela consultoria Great Place to Work (GPTW). As pesquisas aplicadas nas empresas concorrentes avaliaram o impacto na experiência de mais de 2 milhões de funcionários.

Entre as 125 premiadas, 87% dos colaboradores disseram sentir bem-estar no trabalho, abrangendo fatores como “sentir-se cuidado” e “acreditar que seu local de trabalho é psicológica e emocionalmente saudável”. Número relevante, em meio ao contexto pandêmico que chegou a ser considerado como a disrupção do século,gerando incertezas de todos os tipos que afetaram fortemente os ambientes de trabalho.

Equidade, desenvolvimento profissional e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho também foram considerados relevantes para os funcionários das organizações premiadas. Deles, 97% disseram que todos têm a oportunidade de receber um reconhecimento especial; 95% dizem receber treinamento e desenvolvimento profissional e 94% afirmam ser encorajados a equilibrar sua vida pessoal e profissional.

DHL é tetra entre as multinacionais

Entre as multinacionais, a transportadora DHL Express lidera a lista pelo quarto ano consecutivo, seguida por 3M, AT&T Directv, Mercado Libre e Teleperformance. A Eurofarma, laboratório de origem brasileira, estreou no ranking, ocupando a 17ª posição. Citibank e AES também entraram na lista em 2021.

tabela GPTW (1)

Destaques nacionais

O Interbank, com sede no Peru, assumiu a liderança do ranking das grandes empresas (acima de 500 funcionários) em 2021, enquanto a seguradora Seguros Universales, da Guatemala, ficou em primeiro lugar entre as pequenas e médias empresas (de 10 a 499 funcionários).

tabela GPTW 3 (1)

Nos dois grupos, estão em destaque algumas organizações conhecidas no Brasil. Banco Itaú, Magazine Luiza, Laboratórios Sabin e Radix fazem parte da lista das grandes empresas, enquanto Luiza Consórcios, Drexa e Levvo apresentaram resultados relevantes entre as PMEs nos fatores avaliados pela pesquisa GPTW.

tabela GPTW 2 (1)

Foco da pesquisa

Os rankings latino-americanos da GPTW são criados a partir de uma pesquisa com os funcionários sobre os principais fatores que estabelecem lugares de excelência para trabalhar, assim como da análise de programas de trabalho das empresas inscritas. Para serem consideradas no estudo, a concorrente deve primeiro ter sido reconhecida em sua região de origem, aparecendo em uma ou mais listas de best workplaces em países da América Latina durante 2020 ou início de 2021.

Já as multinacionais são avaliadas em seus esforços para estabelecer ótimos locais de trabalho em vários países da região. Precisam, ainda, ser reconhecidas em pelo menos três listas nacionais na América Latina, além de ter mais de 40% dos seus funcionários (pelo menos 5 mil) localizados fora do seu país sede.

Gosto do artigo da Maria Clara Lopes? Saiba mais sobre o ranking GPTW assinando gratuitamente as nossas newsletters e escutando nossos podcasts na sua plataforma de streaming favorita.

Compartilhar:

Autoria

Maria Clara Lopes

Maria Clara Lopes é colaboradora da revista HSM Management.

Artigos relacionados

Imagem de capa Automação e digitalização: entenda como a Danone economizou mais de 7 mil horas de trabalho do rh

Gestão de pessoas

26 Abril | 2024

Automação e digitalização: entenda como a Danone economizou mais de 7 mil horas de trabalho do rh

Com solução para admissão 100% digital, a Danone evitou mais de 80 mil conferências manuais, poupando 7.520 mil horas de trabalho da área de Recursos Humanos

Hugo Rodrigues

2 min de leitura

Imagem de capa Avaliação 9 box: entenda como funciona a metodologia e quando adotá-la na empresa

Gestão de pessoas

25 Abril | 2024

Avaliação 9 box: entenda como funciona a metodologia e quando adotá-la na empresa

Especialistas explicam como tirar o melhor proveito da ferramenta para diminuir os índices de rotatividade dos funcionários e aumentar a satisfação profissional

Ellen Murray

4 min de leitura

Imagem de capa O crescimento das HRTechs impulsiona a economia brasileira

Gestão de pessoas

24 Abril | 2024

O crescimento das HRTechs impulsiona a economia brasileira

HRTechs surgem para agilizar processos e oferecer variedade de benefícios, porém, desafios como imersão digital persistem. Investir em colaboradores traz diferenciais competitivos e reduz turnover, apontando para um futuro promissor no setor de benefícios corporativos no Brasil

Charles Schweitzer

2 min de leitura

Imagem de capa Desvendando o cérebro criativo

Gestão de pessoas

20 Abril | 2024

Desvendando o cérebro criativo

Neurociência e práticas de inovação caminham juntas para destravar o potencial criativo humano

Lilian Cruz e Andréa Dietrich

6 min de leitura

Imagem de capa Como capacitar os chefes para que eles sejam líderes?

Gestão de pessoas

17 Abril | 2024

Como capacitar os chefes para que eles sejam líderes?

A tríplice necessidade de capacitação aos líderes que todo chefe precisa aprender

Samir Iásbeck

3 min de leitura