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Como está sendo usada a inteligência artificial nas empresas? Dicas e exemplos

Saiba como está sendo usada a inteligência artificial nas empresas e como otimizar processos por meio das diversas tecnologias desenvolvidas a partir de IA

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30 de Agosto

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Artigo Como está sendo usada a inteligência artificial nas empresas? Dicas e exemplos

As máquinas já fazem parte das nossas vidas. Elas afetam a maneira como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. No entanto, nem sempre percebemos sua presença. Por isso, hoje trouxemos exemplos de como funciona a inteligência artificial nas empresas.

De assistentes pessoais baseados em voz, como Siri e Alexa, a tecnologias subjacentes e fundamentais, como algoritmos comportamentais e veículos autônomos, com poderosa capacidade de previsão, há vários exemplos e aplicações da inteligência artificial atualmente.

Enquanto empresas como Apple, Facebook e Tesla lançam atualizações inovadoras e mudanças revolucionárias na forma como interagimos com a tecnologia de aprendizado de máquina, muitos de nós ainda não sabemos como a A.I. está sendo usada hoje por empresas grandes e pequenas.

Quanto efeito essa tecnologia terá em nossas vidas futuras e de que outras maneiras ela se infiltrará no dia-a-dia? Quando a A.I. realmente florescer, quanto de uma melhoria terá nas iterações atuais desta chamada tecnologia?

Inteligência artificial e computação quântica

A verdade é que a inteligência artificial não apenas bateu na nossa porta como já entrou em nossas casas, e não há como impedir a sua evolução e ascensão.

Os seres humanos sempre se fixaram na melhoria da vida em todos os aspectos, e o uso da tecnologia tornou-se o veículo para fazer exatamente isso.

Embora nos últimos 100 anos tenhamos testemunhado as mais dramáticas reviravoltas tecnológicas do que em toda a história da humanidade, os próximos 100 anos deverão preparar o caminho para um salto multi-geracional.

E isso está nas mãos da inteligência artificial. Ela também se tornará mais inteligente, mais rápida, mais fluída e — pasmem — mais humana, graças à inevitável ascensão da computação quântica.

Acredita-se que os computadores quânticos resolverão os problemas e mistérios mais complexos da vida em relação ao meio ambiente, envelhecimento, doenças, guerras, pobreza, fome, as origens do universo e exploração do espaço profundo, para citar alguns.

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Como usar inteligência artificial na minha empresa?

No entanto, antes da computação quântica ser uma realidade palpável, a atual inteligência artificial nas empresas é composta por softwares avançados de aprendizado de máquina com extensos algoritmos comportamentais que se adaptam aos nossos gostos e desgostos.

Embora extremamente úteis, essas máquinas não estão ficando mais inteligentes no sentido existencial, mas estão aprimorando suas habilidades e utilidade com base em um grande conjunto de dados.

Inteligência artificial no gerenciamento de negócios

Além dos produtos desenvolvidos por grandes empresas, como a Alexa da Amazon e o algoritmo da Netflix, a inteligência artificial também é encontrada em produtos mais simples que a gente usa diariamente no trabalho. Veja alguns exemplos:

  • Filtros de spam;

  • Categorização de e-mail inteligente;

  • Voz para recursos de texto;

  • Assistentes pessoais inteligentes, como Siri, Cortana e Google Now;

  • Respondedores automatizados e inteligência artificial no atendimento ao cliente;

  • Automação do processo;

  • Previsão de vendas e negócios;

  • Vigilância de segurança;

  • Dispositivos inteligentes que se ajustam de acordo com o comportamento;

  • Insights automatizados, especialmente para indústrias orientadas a dados (por exemplo, serviços financeiros ou comércio eletrônico).

Inteligência artificial em marketing

Exemplos de inteligência artificial em marketing incluem:

  • Recomendações e curadoria de conteúdo;

  • Personalização de feeds de notícias;

  • Reconhecimento de padrões e imagens;

  • Reconhecimento de idioma — para digerir dados não estruturados de clientes e prospects de vendas;

  • Segmentação de anúncios e lances otimizados em tempo real;

  • Segmentação de clientes;

  • Semântica social e análise de sentimentos;

  • Web design automatizado;

  • Atendimento preditivo ao cliente.

Inteligência Artificial no e-commerce

A inteligência artificial em empresas que realizam e-commerce pode ser evidente em:

  • Pesquisas inteligentes e recursos de relevância;

  • Personalização como um serviço;

  • Recomendações de produtos e previsões de compra;

  • Detecção e prevenção de fraudes para transações on-line;

  • Otimização da dinâmica de preços;

  • Uso de chatbots para responder às demandas dos clientes.

Aplicações de inteligência artificial em grandes empresas

Agora que você já sabe como a inteligência artificial pode ser usada em seus negócios, que tal dar um passo além e ver os exemplos das grandes empresas? Estes são alguns dos exemplos mais populares de inteligência artificial que estão sendo usados hoje:

1) Siri

Todos estão familiarizados com a assistente pessoal da Apple, a Siri. Ela é o computador amigável ativado por voz com o qual o usuário interage diariamente.

Ela o ajuda a encontrar informações, dá direções, adiciona eventos ao calendário, ajuda o usuário a enviar mensagens e assim por diante.

Siri é uma assistente pessoal digital pseudo-inteligente. Ela usa a tecnologia de aprendizado de máquina para ficar mais inteligente e mais capaz de prever e entender nossas perguntas e solicitações de linguagem natural.

2) Alexa

Quando a Amazon introduziu a Alexa pela primeira vez, chocou grande parte do mundo. No entanto, sua utilidade e sua incrível capacidade de decifrar a fala de qualquer lugar da sala a tornaram um produto revolucionário que pode nos ajudar a vasculhar a Web em busca de informações, compras, agendar compromissos, definir alarmes e milhões de outras coisas.

Ela também torna as casas inteligentes e pode ser um canal para aqueles que têm mobilidade limitada.

3) Tesla

Se você não possui um Tesla, não faz ideia do que está perdendo.

Segundo especialistas, este é possivelmente um dos melhores carros de todos os tempos. Não apenas pelo fato de ter recebido tantos elogios, mas também por seus recursos preditivos, recursos de autoconhecimento e pura "frieza" tecnológica. E esse veículo está ficando cada vez mais inteligente graças às suas atualizações pelo ar.

4) Cogito

O Cogito é um dos exemplos mais poderosos de adaptação comportamental para melhorar a inteligência emocional dos representantes de suporte ao cliente que existe hoje no mercado.

A empresa é uma fusão de aprendizado de máquina e ciência comportamental para melhorar a interação com o cliente de profissionais de telefonia. Isso se aplica a milhões e milhões de chamadas de voz que estão ocorrendo diariamente.

5) Boxever

A Boxever é uma empresa que se apoia fortemente no aprendizado de máquina para melhorar a experiência do cliente no setor de viagens e oferecer "micromomentos" ou experiências que encantem o cliente ao longo do caminho.

É através do aprendizado de máquina e do uso de inteligência artificial que a empresa dominou o campo de atuação, ajudando seus clientes a encontrar novas maneiras de envolver as pessoas em suas viagens.

6) John Paul

John Paul, uma companhia de viagens de luxo altamente estimada, é outro poderoso exemplo da potente inteligência artificial nos algoritmos preditivos para interações cliente-existente, capazes de entender e conhecer seus desejos e necessidades em um nível agudo.

A empresa fornece serviços de recepcionista para milhões de clientes através das maiores empresas do mundo, como VISA, Orange e Air France, e foi recentemente adquirida pela Accor Hotels.

7) Amazon.com

A inteligência artificial da Amazon é algo que já existe há algum tempo, permitindo-lhe fazer quantias astronômicas de dinheiro online.

Com seus algoritmos cada vez mais refinados, a empresa ficou extremamente inteligente em prever exatamente o que estamos interessados em comprar com base em nosso comportamento on-line.

Em breve, será que a Amazon estará enviando para nós um produto antes mesmo de sabermos que iremos precisar dele?

8) Netflix

A Netflix fornece tecnologia preditiva altamente precisa com base nas reações do cliente aos filmes.

Ela analisa bilhões de registros para sugerir filmes que você pode gostar com base em suas reações anteriores e escolhas de filmes.

Essa tecnologia está ficando mais e mais inteligente a cada ano, à medida que o conjunto de dados cresce.

No entanto, a única desvantagem da tecnologia é que a maioria dos filmes de pequeno porte passa despercebido, enquanto os filmes de renome crescem e se empoleiram na plataforma.

Chatbot e a inteligência artificial

Existem dois tipos de chatbot: os baseados em regras e os construídos com inteligência artificial (AI). 

Os chatbots podem executar várias das tarefas listadas na lista de uso de inteligência artificial nas empresas. Normalmente, os chatbots com A.I. são utilizados quando há a necessidade de reconhecimento das intenções das frases que eles trocam com os usuários em um diálogo. 

A inteligência artificial também é acionada pelos chatbots depois que eles reconhecem as intenções do cliente e precisam responder às suas perguntas.

O chatbot é uma das melhores formas de utilizar a inteligência artificial no atendimento ao cliente, ajudando a economizar tempo e recurso. Além disso, essa ferramenta melhora os processos internos de maneira mais eficiente. Você irá compreender melhor esses pontos ao ver como construir um chatbot.

Quem ainda não lida com chatbots pode ter um pouco mais de dificuldade para visualizar os benefícios dessa ferramenta, mas esses 5 casos de sucesso com o uso de chatbot por empresas como Casas Bahia, Uber e Localiza Hertz vão te dar uma noção melhor dos benefícios que o chatbot pode trazer para a sua empresa.

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Uma empresa que nasceu para facilitar e modernizar a comunicação entre empresas e pessoas.

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