![Imagem de capa Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja](https://images.ctfassets.net/ucp6tw9r5u7d/6ss3T1aKmEfzcGYULy63kZ/6a34e9f04fc258d91a00d9680553970a/cidade-esponjamargem-rio.jpeg)
ESG
26 Julho | 2024
Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja
6 min de leitura
Vale a leitura porque...
... a internet, as tecnologias de modo geral, o consumidor empoderado e a globalização vêm tendo profundo impacto sobre o marketing; é preciso entender a transformação da atividade de maneira integrada, não em partes isoladas.
... uma análise holística aponta novos fatores de sucesso e também a necessidade de diferentes processos de marketing para as empresas – na posição de anunciantes ou como fornecedoras de serviços – e de distintas habilidades para os profissionais da área.
Há uma grande mudança de paradigma no mundo do marketing. Vista em partes isoladas, talvez não seja tão perceptível, mas integrada, como neste Dossiê, mostra sua real dimensão.
Seu primeiro diferencial é a ascensão do branding. Aos olhos de um número crescente de especialistas, a atividade de construir uma marca deixa de ser contida pelo marketing e passa a contê-lo. Já surgiu a figura do CBO, o executivo- -chefe de marca, na sigla em inglês. Não será surpresa se, em breve, aparecer o primeiro departamento de branding nos moldes do atual departamento de marketing.
Na era do branding, mudam elementos- -chave do marketing:
• em vez de só pesquisar o que conquista clientes, as empresas investigam como os têm perdido;
• no lugar de focar apenas a atração de novos clientes, preocupam-se mais com a retenção (até no desenvolvimento de produtos e serviços);
• utilizam duas novas armas do marketing digital para fortalecer suas marcas: a mídia programática e o branded content.
ESG
26 Julho | 2024
6 min de leitura
Cultura organizacional
25 Julho | 2024
5 min de leitura
Gestão de pessoas
22 Julho | 2024
2 min de leitura
Marketing Business Driven
21 Julho | 2024
3 min de leitura
Transformação Digital
19 Julho | 2024
13 min de leitura
Gestão de pessoas
17 Julho | 2024
4 min de leitura