fb-embed

Tecnologia e inovação

2 min de leitura

Benefícios do deep learning no ensino a distância

Essa tecnologia tem o potencial de transformar e desenvolver tantas áreas e também pode ser usada para avançar o e-learning

Colunista Luiz Alexandre Castanha

Luiz Alexandre Castanha

25 de Janeiro

Compartilhar:
Artigo Benefícios do deep learning no ensino a distância

À medida que avançamos no campo da Inteligência Artificial (AI), novas técnicas são desenvolvidas para melhorar a eficácia do aprendizado de máquina, nos levando constantemente em direção a uma verdadeira autonomia. Uma dessas técnicas são as redes neurais artificiais, que abriram portas para o deep learning (aprendizado profundo).

Uma rede neural artificial é uma técnica aplicada ao aprendizado de máquina. É composta de uma rede de nós ou neurônios, vagamente semelhantes ao cérebro humano e ao sistema neural.

Ao usar algoritmos de aprendizado profundo é possível ter avanços em muitas áreas como reconhecimento de face, processamento de imagem e reconhecimento de fala. E se essa tecnologia tem o potencial de transformar e desenvolver tantas áreas, é mais do que natural que também seja usada para avançar o e-learning.

Vantagens para alunos e organizações

Há uma variedade de benefícios que o deep learning pode oferecer aos alunos online, bem como às organizações que investem em plataformas de e-learning. Trago apenas algumas das vantagens:

O aprendizado profundo oferece conteúdo de e-learning mais personalizado, pois prevê resultados com base no desempenho anterior e nas metas de aprendizagem individuais para fornecer materiais específicos em um formato personalizado. 

Por exemplo, os alunos mais avançados podem “pular” alguns módulos, enquanto os estudantes que têm mais dificuldades se aprofundarão nos conhecimentos mais básicos. 

O sistema é capaz de ajustar automaticamente o mapa de curso de cada aluno por meio de uma personalização automática. Isso significa utilizar um processo de recomendação usando técnicas de redes neurais artificiais em diferentes dados.

O aprendizado profundo oferece uma melhor alocação de recursos para que os alunos recebam os conteúdos exatos de que precisam para preencher lacunas e atingir seus objetivos de aprendizagem. Além disso, permitirá que os desenvolvedores gastem menos tempo analisando gráficos e métricas e mais tempo desenvolvendo um conteúdo de e-learning.

Cursos exclusivos

O aprendizado profundo pode automatizar a programação de cursos para alunos ou fornecer recursos com base em seus resultados. Em um futuro próximo será possível gerar automaticamente cursos exclusivos para cada estudante.

O deep learning melhora o retorno sobre o investimento (ROI). Um menor tempo de treinamento com maior personalização se traduz em uma margem de lucro mais ampla. 

Com a ajuda do aprendizado profundo os alunos serão capazes de receberem uma experiência individualizada em vez de um curso de e-learning genérico que se concentra em tópicos irrelevantes. Assim, os estudantes ficam motivados para se envolver com o conteúdo e atingir seu potencial. 

Conteúdo atualizado e aprimorado

Além da qualidade, o aprendizado profundo apresenta uma solução valiosa em treinamentos dinâmicos ou que precisam de adaptações. As empresas que necessitam atualizar seu material de curso continuamente se beneficiarão do aprendizado profundo, já que ele pode prever com precisão como seus conteúdos precisam ser aprimorados e/ou alterados. 

Ambientes de aprendizado profundo também podem analisar dados em todas as instâncias de treinamento de forma inteligente, para recomendar melhorias e destacar ineficiências que não seriam possíveis de outra forma.

Os benefícios do aprendizado profundo e sua aplicação ao e-learning são inegáveis. Como você os imaginaria na sua empresa?

Compartilhar:

Autoria

Colunista Luiz Alexandre Castanha

Luiz Alexandre Castanha

Luiz Alexandre Castanha é CEO da NextGen Learning, administrador de empresas com especialização em gestão de conhecimento e storytelling aplicado à educação, coautor do livro Olhares para os Sistemas.

Artigos relacionados

Imagem de capa E a Justiça brasileira também se transformaAssinante

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

E a Justiça brasileira também se transforma

Pode-se dizer que a transformação digital da administração pública é uma marca da metaeconomia. E, no ranking do Banco Mundial de governos mais digitais, o Brasil perde só para a Coreia do Sul, superando estrelas digitais como Arábia Saudita, Emirados Árabes, Estônia, França, Índia e Rússia. Como? O poder judiciário é exemplo a observar.

Ademir Piccoli
Imagem de capa Inovar, em primeiro lugar, com as pessoasAssinante

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

Inovar, em primeiro lugar, com as pessoas

Imagine qual seria a missão de empresa metalmecânica fundada por um torneiro mecânico em Aracruz (ES) em 1980. Você vai se surpreender com a Imetame: “contribuir para as pessoas realizarem sonhos”. Como mostra esta reportagem, os líderes da companhia capixaba se viram como “intensivos em capital humano” e decidiram se diferenciar inovando no tratamento com pessoas, dos colaboradores às da comunidade. Ao menos para organizações intensivas em capital humano, isso pode ser um booster e tanto.

Imagem de capa Já vivemos em uma metaeconomia; só falta entendê-la

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

Já vivemos em uma metaeconomia; só falta entendê-la

Em 2022, o assunto foi metaverso. Em 2023, o assunto foi o fracasso do metaverso – ou, pelo menos, seu adiamento. Em 2024, é hora de olhar para o todo em vez de focar detalhes, e começar a enxergar o que o autor deste artigo, que se define como cypherpunk, chama de “metaeconomia”. O nome talvez seja provisório, mas trata-se de um novo ciclo econômico, construído em 25 anos de digitalização, interconexão e a convergência de forças específicas.

Courtnay Guimarães

14 min de leitura

Imagem de capa Inovações para um novo ciclo econômicoAssinante

Tecnologia e inovação

29 Dezembro | 2023

Inovações para um novo ciclo econômico

O novo ciclo econômico talvez fosse definido pelo poeta Vinícius de Moraes como “enjoadinho”. Ao menos, tem uma característica em comum com o Poema Enjoadinho do autor, que começa com “Filhos, filhos?/Melhor não tê-los/Mas se não os temos/Como sabê-los?” e termina com “Porém, que coisa/Que coisa louca/Que coisa linda/Que os filhos são!”. Esta reportagem ajuda a saber dos negócios (filhos) nascentes da metaeconomia.