fb-embed

1 min de leitura

A verdadeira transformação na crise

A anedota sobre o coronavírus ser o responsável pela transformação digital das empresas espalhou-se rapidamente e me fez pensar se esta seria, de fato, a maior oportunidade de mudança trazida por esta crise.

Gustavo Zobaran

26 de Junho

Compartilhar:
Artigo A verdadeira transformação na crise

Momentos de incerteza fazem você congelar ou enchem você de energia? Pertenço ao segundo grupo e, por sempre olhar a perspectiva do copo meio cheio, percebo este nosso momento como extremamente convidativo a um processo de transformação. 

Mas qual transformação seria essa? Com uma hipótese na cabeça, resolvi lançar mão do recurso de enquetes do linkedin e perguntar para a minha rede:

Na sua opinião, a transformação em curso é digital ou de pessoas?

E o resultado, que obviamente não tem validação estatística, não me surpreendeu: 91% respondeu que a transformação é de pessoas e somente 9% disse que é digital.

O que me fez partir para uma segunda pergunta: será que estamos prontos para esta transformação pessoal?

Para ir da teoria à prática em apenas quatro etapas, minha sugestão para quem deseja pegar este caminho sem volta é a seguinte:

Etapa 1: Defina o seu propósito de mudança

O que você pretende mudar, para que e por que quer se transformar? Seja específico e ataque poucas coisas por vez.

Etapa 2: Engaje-se na mudança

Essa fase é voltada para a capacitação. Busque conhecimento que ajudará você a chegar no propósito definido na etapa 1. Estude, leia, ouça, assista e absorva.

Etapa 3: Pratique a transformação

Aqui é onde começa sua mudança de comportamento, de postura e atitude diante do desafio que escolheu atacar.

Etapa 4: Internalize

A última etapa desse ciclo é para que os aprendizados e conhecimentos sejam consolidados. Isso significa coloca-los em prática no seu dia-a-dia, no seu jeito de pensar e agir. 

E, como todo ciclo, você pode voltar para a etapa 1, definir um novo propósito e tornar contínuo o seu processo de transformação. E lembre-se que, para dar o primeiro passo, é preciso sair da sua zona de conforto. E uma coisa é certa: vai doer. Mas também será altamente recompensador.

Compartilhar:

Autoria

Gustavo Zobaran

Gestor de marketing, conteúdo e performance da Porto Seguro, palestrante e escritor na área de comunicação, marketing, branding e inovação. Pioneiro, há 20 anos, ajuda empresas, startups e pessoas no desenvolvimento de projetos de inovação e transformação tendo o digital como pilar central. Esteve à frente de diversas iniciativas inovadoras com a missão de fazer a ponte entre os mundos “digital com tradicional” e “online com offline” participando da construção e evolução de estratégias de marketing e time ágeis com o foco no Marketing e Transformação.

Artigos relacionados

Imagem de capa Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja

ESG

26 Julho | 2024

Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja

A crescente frequência de desastres naturais destaca a importância crucial de uma gestão hídrica urbana eficaz, com as "cidades-esponja" emergindo como soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais e promover a resiliência urbana.

Guilherme Hoppe

6 min de leitura

Imagem de capa Uma reflexão sobre o chamado “Networking”

Gestão de pessoas

22 Julho | 2024

Uma reflexão sobre o chamado “Networking”

Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Galo Lopez

2 min de leitura

Imagem de capa Inteligência artificial no trabalho: estratégia ou desespero?

Transformação Digital

19 Julho | 2024

Inteligência artificial no trabalho: estratégia ou desespero?

A inteligência artificial (IA) está no centro de uma das maiores revoluções tecnológicas da nossa era, transformando indústrias e redefinindo modelos de negócios. No entanto, é crucial perguntar: a sua estratégia de IA é um movimento desesperado para agradar o mercado ou uma abordagem estruturada, com métricas claras e foco em resultados concretos?

Marcelo Murilo

13 min de leitura

Imagem de capa SHIFT: Um novo modelo de gestão para liderar na complexidade

Gestão de pessoas

17 Julho | 2024

SHIFT: Um novo modelo de gestão para liderar na complexidade

Conheça o framework SHIFT pela consultora da HSM, Carol Olinda.

Carol Olinda

4 min de leitura