fb-embed

2 min de leitura

9 lições para liderar melhor em tempos extraordinários

Isso inclui sair da zona de conforto e fazer coisas que você não gosta.

Marcelo Trevisani

04 de Junho

Compartilhar:
Artigo 9 lições para liderar melhor em tempos extraordinários

Toda empresa está à mercê de questões macroeconômicas, como crises e colapsos financeiros, que podem assustar os investidores, e também de questões "micro", como errar em uma contratação e comprometer o andamento do negócio.

Em tempos de abundância e paz, liderar uma empresa é muito mais fácil. Porém, em tempos de guerra como esse de pandemia, é preciso ver “O lado difícil das decisões difíceis” (livro homônimo de Ben Horowitz, um dos maiores empreendedores do mundo), e escolher os caminhos necessários para continuar prosperando no mundo dos negócios. 

Em um relato autêntico, Horowitz oferece uma visão bem pragmática sobre como montar, comandar e liderar uma empresa e, apesar de ter sido lançado em 2014, seus ensinamentos podem perfeitamente ser aplicados aos dias atuais.

Uma das crenças do autor é que se as suas decisões não estiveram dando a você um frio na barriga, muito provavelmente elas são muito conservadoras. 

Para atingir resultados extraordinários, Horowitz diz que é preciso sair da zona de conforto, o que significa fazer algo para o qual você não está totalmente preparado ou ainda fazer coisas que você não gosta, mas nem por isso deve deixar de fazê-las. 

Com base nas ideias e propostas do autor, trago aqui nove lições que podem ajudar você a liderar melhor a sua empresa em tempos extraordinários como este:

  1. A chave para liderar uma organização é saber o que fazer e levar a organização a fazê-lo. Muitas vezes não é fácil saber o que fazer, portanto foque primeiro em descobrir o que não fazer;

  1. Contrate pessoas com base em seus pontos fortes, não em suas fraquezas. Contrate pessoas melhores que você e pratique a sua sucessão;

  1. Construa um time forte. Uma só pessoa não é capaz de solucionar todos os problemas da empresa. Para isso, treine seu time frequentemente;

  1. Dê feedbacks e seja transparente. Boa parte do crescimento se deve aos erros;

  1. Construir, medir e aprender. Valide hipóteses rapidamente em busca de aprendizado e melhoria constantes. Trabalhe de forma colaborativa e criativa para solucionar os problemas entregando valor para os seus clientes;

  1. Seja honesto sobre problemas e más notícias em sua empresa. Isso ajudará você a encontrar soluções rapidamente;

  1. Ninguém quer demitir pessoas, mas se necessário, isso deve ser feito de forma rápida e justa. Quando você demitir um executivo, assuma a responsabilidade pela má contratação e garanta a continuidade dos negócios;

  1. Nada vem fácil. Se você está em um trabalho que faz você crescer, sempre vão existir coisas difíceis. O que define o sucesso é a sua determinação;

  1. Não tenha medo de traçar um caminho diferente. Se você realmente quiser criar um negócio diferente, use a criatividade e a inteligência coletiva.
Compartilhar:

Autoria

Marcelo Trevisani

CMO da IBM, atua no mercado de digital e marketing desde 1998, com passagens por empresas como Tecnisa, BRF e CI&T e Vivo. Em 2017, foi finalista na categoria marketing do prêmio Caboré e em 2019, considerado CMO do ano pelo prêmio IT Fórum. Marcelo também palestra em grandes eventos, é mentor de startups e tem paixão pelo universo acadêmico, ministrando aulas em diversos cursos e MBAs.

Artigos relacionados

Imagem de capa Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja

ESG

26 Julho | 2024

Evitando o escoamento de dinheiro público: a revolução das Cidades-Esponja

A crescente frequência de desastres naturais destaca a importância crucial de uma gestão hídrica urbana eficaz, com as "cidades-esponja" emergindo como soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos globais e promover a resiliência urbana.

Guilherme Hoppe

6 min de leitura

Imagem de capa Uma reflexão sobre o chamado “Networking”

Gestão de pessoas

22 Julho | 2024

Uma reflexão sobre o chamado “Networking”

Como podemos entender e praticar o verdadeiro networking para nos beneficiar!

Galo Lopez

2 min de leitura

Imagem de capa Inteligência artificial no trabalho: estratégia ou desespero?

Transformação Digital

19 Julho | 2024

Inteligência artificial no trabalho: estratégia ou desespero?

A inteligência artificial (IA) está no centro de uma das maiores revoluções tecnológicas da nossa era, transformando indústrias e redefinindo modelos de negócios. No entanto, é crucial perguntar: a sua estratégia de IA é um movimento desesperado para agradar o mercado ou uma abordagem estruturada, com métricas claras e foco em resultados concretos?

Marcelo Murilo

13 min de leitura

Imagem de capa SHIFT: Um novo modelo de gestão para liderar na complexidade

Gestão de pessoas

17 Julho | 2024

SHIFT: Um novo modelo de gestão para liderar na complexidade

Conheça o framework SHIFT pela consultora da HSM, Carol Olinda.

Carol Olinda

4 min de leitura