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6 passos para você planejar e gerenciar a sua carreira

O futuro do trabalho já chegou e impacta fortemente qualquer profissão, demandando uma revisão geral do planejamento e gerenciamento da sua carreira.

Nora Mirazon Machado

24 de Setembro

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Artigo 6 passos para você planejar e gerenciar a sua carreira

Provavelmente você já leu sobre o crescimento exponencial e avanço da tecnologia para os próximos anos, e sobre as inúmeras implicações que toda essa transformação trará para o futuro do trabalho e para a sua carreira.

 Uma recente pesquisa da McKinsey Global Institute abordou em detalhe as implicações para as empresas, que, em resumo, terão que adaptar e repensar desde a estratégia e inovação até os processos de negócios, fluxos de trabalho e, especialmente, suas necessidades em relação a talentos. 

Isso impacta como as empresas vão gerenciar a organização da força de trabalho de hoje em dia para a de amanhã, já que terão que considerar não só quais serão as novas tarefas a serem adotadas, como também as habilidades correspondentes que passarão a ser necessárias. 

Imaginemos então que, com as empresas tendo atividades inéditas por desempenhar, partir para novas contratações externas passe a ser uma maneira mais rápida de atender a essas necessidades que surgiram. 

Dois outros estudos, o Number of jobs, labor market experience, and earnings growth, do Bureau of Labour Statistics, e o 20 trends that will shape the next decade, do Intuit, estimam que um profissional mudará de carreira em média de 5 a 7 vezes durante sua vida ativa, e que, com um número cada vez maior de diferentes opções de trabalho em oferta, aproximadamente 30% da força de trabalho mude de emprego a cada 12 meses. Sem falar que, já para o ano que vem, nos Estados Unidos, espera-se que 40% da força de trabalho seja freelancer!

Pois é nesse contexto que o planejamento e gerenciamento da carreira assumem uma importância que nunca tiveram até então, demandando revisões muito mais frequentes de planos, metas e objetivos, e um protagonismo capaz de impulsionar iniciativas que antes pertenciam exclusivamente aos departamentos de RH.... Mas o problema é que, mesmo com toda essa transformação em curso, a grande maioria dos profissionais ainda não mudou sua forma de pensar e continua lidando com suas carreiras da mesma maneira de sempre.

Se você quer ser proativo e blindar sua carreira, abaixo estão 6 passos que podem ajudar no planejamento e gerenciamento da sua, e que podem te levar, profissionalmente, aonde você quiser.

1. Revise seu plano de carreira regularmente

Se organize para sentar e revisar sua carreira pelo menos uma vez por ano. Quão atualizado e relevante está seu plano? A transformação do contexto profissional nesse último ano pede alguma atualização de metas? Que experiências e habilidades você precisa ter para se qualificar para os próximos passos que estão no seu plano? Essa avaliação do que você precisa está atualizada ou será que alguma nova habilidade seria necessária? Você continua feliz com sua carreira até agora? O que você queria da sua carreira se mantém ou alguma coisa nova está chamando sua atenção, há algo que você gostaria de mudar para o futuro? Essas são algumas perguntas que você pode e deve se fazer, anualmente, para manter não apenas seu plano de carreira atualizado, mas suas preferências, habilidades e necessidades também.

2. Mantenha seu cv atualizado

Esteja pronto quando as oportunidades se apresentarem. Independentemente da sua senioridade, manter seu cv bem escrito e atualizado é um exercício anual que a qualquer hora vai mostrar seu valor.

3. Explore todas as oportunidades de aprendizagem – formais ou informais

O crescimento do conhecimento disponível no mundo é exponencial e as boas universidades já estão trabalhando com a premissa de que grande parte do que um estudante aprende na faculdade vai ficar desatualizado após 5 anos. A busca pela atualização do conhecimento é um tema fundamental para todos os que querem uma carreira profissional bem-sucedida. Então nunca perca uma chance de aprender e crescer ainda mais como profissional. Uma boa parte do seu avanço será fruto da sua busca constante por oportunidades de aprendizagem, que sempre serão valiosas para seu desenvolvimento e para encurtar o caminho em direção a seus objetivos.

4. Saiba se suas habilidades são transferíveis

Faça uma lista de suas habilidades. Pense se elas poderiam ser aplicadas em outras funções ou carreiras. Pense além do seu cargo atual, que outras oportunidades você poderia explorar com sua capacitação atual? Alguma nova área chama sua atenção?

5. Saia da zona de conforto e se acostume com o fato de precisar trabalhar no seu networking

Num cenário de troca frequente de empregos é muito provável que em algum momento você precise de suas conexões para atestar sua capacidade, competência e experiências anteriores. Fora que elas sempre poderão ajudar com informações sobre a indústria ou área de seu interesse, vagas, processos de contratação... Networking é um ativo importantíssimo para qualquer carreira – quanto melhor sua rede de contatos, mais oportunidades de aprender, descobrir opções e trocar ideias.  Incorpore o Networking como uma das atividades inegociáveis para continuar avançando.

6. Pense em si mesmo como marca

Pense em você como uma marca, e crie uma estratégia para comercializar seu valor profissional. Nessa estratégia, 3 componentes são fundamentais:

  • Criação de conteúdo: compartilhe suas ideias publicamente para ser reconhecido e lembrado por aspectos positivos que só farão bem para sua imagem e reputação;

  • Prova social: construa sua credibilidade dando razões para as pessoas ouvirem e reconhecerem você;

  • Networking: alavanque sua rede para amplificar suas ideias e mensagens!

Uma marca pessoal é um passo definitivo para conquistar autoridade e diferenciação, não importa sua área. 

A revisão frequente do seu planejamento e o gerenciamento de sua carreira com certeza serão fundamentais para o que está por vir em sua vida profissional. Conduza sua carreira deliberadamente, curiosamente, dedicadamente, com abertura para as surpresas e curvas da vida, principalmente quando nada corresponder exatamente ao que você tinha planejado inicialmente.

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Autoria

Nora Mirazon Machado

Sócia-fundadora da Trilogie Branding e Carreira

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